Analytics

7.11.12

Limiar aprova projeto de exposição sobre influência das línguas indígenas


A Editora Limiar aprovou, em outubro, na Lei Rouanet, o projeto Rio de Palavras - Influências (e afluências) das línguas indígenas na formação do português brasileiro, no valor de R$ 1,73 milhão.

O projeto, que surgiu a partir do Dicionário de Palavras Brasileiras de Origem Indígena (Dr. Clóvis Chiaradia, Ed Limiar, 2008), pretende mostrar de que maneira as diversas línguas indígenas, em especial o tupi-guarani, se mesclaram e amalgamaram com a portuguesa, construindo sonoridade e expressões únicas, que não existiam na língua trazida pelos colonizadores portugueses. A exposição se apresentará como uma grande instalação em uma estrutura cenográfica performativa na qual o público encontra seus sentidos e caminhos de reflexão.

Nas palavras da curadora Michaella Pivetti, “a exposição tem, também, o objetivo de estimular a opinião estética. Quer mostrar seus conteúdos nos moldes de uma experiência artística contemporânea – ou seja, quer trazer memória, símbolos e identidade do local e do universal por meio do cruzamento de diferentes narrativas, que possam dar conta de valorizar a experiência individual e coletiva”.

Como elemento subjacente a essa reflexão, a exposição busca valorizar o vasto universo cultural indígena, enquanto conteúdo fundamental da nossa brasilidade e como repertório da cultura universal, que passa tanto pelos registros do saber escrito, quanto pelo legado oral e simbólico. Desse modo, se inscreve no patrimônio da cultura imaterial que nos define, assim como norteia nossa visão de mundo; um contexto no qual sons, palavras, narrativas e música se fundem a comportamentos e modos de vida e passam a ser elementos de primeiro plano na caracterização de cada cultura.

O editor da Limiar, Norian Segatto, destaca que a proposta é levar esta exposição para várias regiões do país. "Inicialmente, pretendemos realizar a exposição em São Paulo e no Rio de Janeiro, mas nossa intenção é fazer com que ela percorra outras regiões do Brasil".