Analytics

10.7.17

Quatro novos títulos na biblioteca virtual da Limiar






A Limiar disponibiliza mais quatro títulos para download gratuito. Esta semana, a biblioteca virtual ganhou títulos de Dostoiévski, Machado de Assis, e Henry James.


A editora ressalta que não há qualquer interesse comercial na divulgação desses textos, todos os textos encontram-se disponíveis em sites espalhados pela rede. O objetivo da Editora é promover literatura de qualidade que se encontram em domínio público, mas incentiva o leitor a comprar o livro físico e ter em sua estande, essa é uma experiência que a virtualidade não supera.

Confira os novos títulos

Um pequeno herói
de Fiódor Dostoiévski
Ano de lançamento: 1849

Redigida entre julho e dezembro de 1849, quando o autor se encontrava no cárcere da Fortaleza de Pedro e Paulo, em Petersburgo, à espera da sentença que o desterraria para a Sibéria, a novela ‘Um Pequeno Herói’ nada revela das terríveis condições em que foi escrita. Nessas páginas, em contraste com a experiência sinistra da prisão, Dostoiévski criou uma obra luminosa e delicada, que revela sua capacidade sem paralelos de entrar na alma de um personagem e lançar luz sobre os processos que se passam justo aquém da consciência. O cenário é uma propriedade no campo, durante uma temporada de verão, onde se encenam os jogos de entretenimento da rica sociedade russa.


A arte do romance
de Henry James
Ano de lançamento: 1909
Reflexão sobre o futuro do romance, os prefácios de Henri James para a edição de Nova York (1907-09) - que reuniu grande parte de sua ficção - compõem uma referência indispensável ao estudioso da literatura e da narrativa em suas múltiplas formas.
Na edição em português, o crítico literário Marcelo Pen analisa a técnica de escrever um romance, mais especificamente o processo de criação de Henry James, por meio dos prefácios de sua autoria. Nesses textos, James relata seus impasses, além de narrar a história da própria história. 




Os quatro encontros
de Henry James
Os três contos apresentados neste livro representam épocas diferentes do trabalho de Henry James, no entanto, é possível detectar neles as preocupações que atravessaram toda a obra do autor. E é com surpresa e interesse que penetramos no mundo dos sentimentos e emoções das personagens, nas histórias que mostram os estranhos caminhos que levam as pessoas a grandes perigos e a uma luta desigual entre presente e passado, entre moral e verdade.






O Alienista
De Machado de Assis
Ano de lançamento: 1882
Célebre obra literária de Machado de Assis. Muitos o Consideram um conto, mas a maioria dos críticos e especialistas o consideram uma novela por causa da sua estrutura narrativa.
Publicado em 1882, quando aparece incorporado ao volume Papéis Avulsos, havia sido publicado previamente em A Estação (Rio de Janeiro), de 15 de outubro de 1881 a 15 de março de 1882.
A história fala sobre o Dr. Bacamarte, que era convencido de que é ótimo, que se casa com sua mulher, porque esta teria características mentais e físicas para conceber-lhe um filho, o que não ocorre e por isso ele se aprofunda nos estudos, que naquela época eram pouco explorados, a loucura. Assim cria a Casa Verde, uma espécie de manicômio.