14.1.20




Dia 21 de janeiro de 2020 (terça) 
na CASA TOMBADA

A criatividade no planejamento gráfico:
Uma conversa 
com Michaella Pivetti 


Com base em seu livro recém-lançado “A Fantasia, o Design e a Literatura para a Infância”, a designer gráfica Michaella Pivetti convida para uma conversa sobre a criatividade no planejamento narrativo. A partir de Bruno Munari e Gianni Rodari, a autora apresenta a fantasia como chave de leitura crítica, tanto do processo criativo quanto das obras. Ela discute a noção de projeto em design e literatura e observa como aspectos de criação e construção poética aplicados a livros ilustrados da produção contemporânea.

A conversa acontece nesta terça, dia 21, das 9h30 às 12h.

O livro estará à venda no dia do evento. / Investimento : R$ 60,00
A fantasia, o design e a literatura para a infância

O desafio de A fantasia, o design e a literatura para a infância é entender a criatividade por trás dos livros, olhar o projeto gráfico e o texto como um conjunto único para, a partir daí, definir quais categorias podem compor uma gramática da fantasia contemporânea da literatura para a infância. A autora trata dos livros ilustrados, que ela denomina "objetos narrativos ou literários". Neles, o planejamento gráfico é componente ativo do projeto. São, para autora, objetos literários em que se mesclam linguagens e signos e podem ser lidos de variadas maneiras, encantando públicos de todas as idades.
Na obra de Pivetti, o design contribui para a observação de aspectos de originalidade e experimentação em literatura, especialmente aquela para o público infantil. O próprio conceito de fantasia entra em discussão: Munari dizia que fantasia é a faculdade mais livre de todas, complementar à invenção, criatividade e imaginação. Para Pivetti, "a fantasia torna-se a criatividade posta em ação pelo trabalho do autor" e, por isso, é chave de leitura ideal.
Com este livro, Pivetti destaca a importância do design também para a teoria crítica, na ponte entre a criação e experiência de leitura. "O design é parte necessária da análise de um livro, principalmente se for um livro ilustrado”, diz a autora.
 autora

Michaella Pivetti é designer gráfica, especializada em projetos editoriais para jornalismo e livros. Atua como editora de arte e curadora e atualmente se ocupa de literatura para a infância. Michaella é Doutora pela Faculdade de Arquitetura da USP.
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário