10.2.20

Livro "A fantasia", da Limiar, no catálogo da Feira de Bolonha



A Bologna Children’s Book Fair, feira internacional do livro infantil de Bolonha (Itália), é o mais importante evento sobre literatura infantil, reunindo obras dos mais diversos países. Palestras, exposições, debates, lançamentos ocorrem no concorrido espaço da feira.

A produção brasileira é representada pelo catálogo anual produzido pela Fundação Nacional do Livro Infanto Juvenil (FNLIJ), que reúne as principais obras do ano anterior para compor a mostra do que se faz no Brasil em termos de literatura para a infância.

Publicado pela Limiar, o livro A fantasia, o design e a literatura para a infância, de Michaella Pivetti, faz parte do catálogo deste ano, na categoria de livros de teoria.    




Conheça a obra
O desafio deste livro é entender a criatividade por trás dos livros, olhar o projeto gráfico e o texto como um conjunto único para, a partir daí, definir quais categorias podem compor uma gramática da fantasia contemporânea da literatura para a infância. Na obra de Pivetti, o design contribui para a observação de aspectos de originalidade e experimentação em literatura, especialmente aquela para o público infantil. O próprio conceito de fantasia entra em discussão: Munari dizia que fantasia é a faculdade mais livre de todas, complementar à invenção, criatividade e imaginação. Para Pivetti, "a fantasia torna-se a criatividade posta em ação pelo trabalho do autor" e, por isso, é chave de leitura ideal.
Com este livro, Pivetti destaca a importância do design também para a teoria crítica, na ponte entre a criação e experiência de leitura. "O design é parte necessária da análise de um livro, principalmente se for um livro ilustrado”, diz a autora. 


Postagens afins
Lançamento do livro A fantasia, o design e a literatura para a infância


Nenhum comentário:

Postar um comentário