20.3.20

MISS CORAÇÕES SOLITÁRIOS




Dica de livro para hoje: 

MISS CORAÇÕES SOLITÁRIOS, da Nathanael West. Escrito em 1933, ou seja, ainda sob os efeitos da depressão de 1929 e às portas da eclosão da Segunda Guerra Mundial, o livro conta a história de um homem, sem nome, que passa a dar conselhos para leitores de jornais, ávidos por alguma palavra de esperança. Nem ele leva a coisa a sério a princípio, mas, aos poucos, vai questionando seus valores morais, sua própria infelicidade, existência e os caminhos de uma humanidade à deriva no início dos anos 30.

Camadas de incertezas se acumulam nesse romance ácido, às vezes irônico, mas profundamente depressivo e envolvente.


Este livro não está disponível no site da Limiar, mas se você quiser baixar grátis algumas grandes obras da literatura mundial, clique aqui

Aproveite e assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades.  


Confira um trecho do livro:

“Vamos ver se você entende. Vamos começar do princípio. Um sujeito é contratado para dar conselhos aos leitores de um consultório sentimental. É um negócio só para aumentar as vendas do jornal, e todo mundo da redação leva a coluna na brincadeira. O sujeito acha que é um bom emprego, porque talvez dali ele passe pra uma coluna social, e além disso ele já está cansado de correr atrás de notícia. Ele também leva a coisa na brincadeira, só que depois de uns meses não consegue mais achar graça naquilo. Vê que a maioria das cartas são pedidos de conselhos morais e espirituais feitos com profunda humildade; que elas exprimem, ainda que de modo confuso, um sofrimento verdadeiro. Ele descobre também que seus correspondentes o levam a sério. Pela primeira vez na vida, é obrigado a questionar seus próprios valores, e ao fazer isso percebe que é a vítima de tal brincadeira, e não o autor dela.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário